Tradução

"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação" (Isabel Allende, em Paula)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ventania

      Acordei lá pelas três da madrugada. Como descrever tal escuridão? inimaginável na cidade grande, onde a iluminação noturna desbanca a das estrelas. Do quadrado do quarto meu olhar se alongou para as venezianas da porta, buscando luz. Lá fora corria um barulho estranho, como galhos rotos a dançar num redemoinho, ou como gemidos de árvores caindo. Tive medo. O que estava acontecendo? Reprimi a vontade de me levantar e ir até a porta da varanda defronte ao quarto, para pesquisar o acontecido. E se ainda estivesse acontecendo? Desisti. Talvez um temporal fora de hora, se é que temporal tem hora.
     Pela manhã, o pátio do condomínio era um tapetão de folhas e galhos. A área cimentada na parte de trás da casa também, como se gigantes houvessem se divertido à noite, a jogar galhos e folhas uns nos outros, espalhando-os pelos quintais. Com vassouras e pás, as crianças faziam montinhos de folhas no pátio, numa tentativa de arrumação, já que o zelador não viera, sua casa, num bairro distante, fora destelhada e ele estava contabilizando as perdas. Nos chãos, nem uma só gota de chuva. Tempestade seca! Do outro lado da rua, um redemoinho isolado destelhara a estrutura construída há pouco tempo no terreno em frente, vizinho ao condomínio Manacá, onde havíamos morado antes de ir para o C'est la vie.
      Seguiu-se, previsivelmente,i a escuridão virtual, ou seja, faltou energia até as 18 horas. Hoje, recebo e-mail da Avaaz, que organiza campanhas visando a ações globais pelo clima. Apoio essas campanhas (aliás, no próximo dia 21 de setembro, toda a comunidade Avaaz participará de uma manifestação no Rio, na esperança, creio eu que vã, de que o governo tome providências). Segundo links postados pela própria Avaaz, que remetem a matérias sobre o assunto de importantes órgãos de imprensa brasileiros e estrangeiros, o aquecimento global é irreversível. Pode-se, no máximo, tentar minimizar seus efeitos, com ações de proteção de populações. Eventos extremos como tornados, furacões, tempestades e terremotos vão se tornar a cada dia mais frequentes.O que passou sobre Paraty foi um projeto de tornado, para nos lembrar de nossa fragilidade e de como temos abusado de nosso pobre planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário