Tradução

"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação" (Isabel Allende, em Paula)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Salada quilombola

      Chuvarada forte na madrugada, com muito estrondo, após um dia de sol fortíssimo e calor insuportável. Forte e curta, ao barulho se sucedendo, em questão de minutos, uma calmaria molhada, com as folhas de bananeira muito verdes e leves, ao longo da rodovia. Quando chove assim, gosto de ir até a varanda do escritório, que dá para as bananeiras, a rodovia e as montanhas, para apreciar o mau tempo e que eu considero tempo bom, boníssimo. Gosto de chuva. Gosto de montanha e de frio. Mas também aprecio os dias ensolarados. Mudando de assunto, fui à auto-escola para a aula de direção (pois é, depois de mais de 25 anos, estou reaprendendo a dirigir). E agora, antes que me esqueça, vou dar a receita da Salada Quilombola, prometida ontem.
                                           
Salada quilombola (receita do Chef João Corbisier, de Ubatuba)
1 coração de banana (ver post do dia 25 de fevereiro)
2 cebolas picadas
1/2 maço de salsa picada
azeite
pimenta
sal
vinagre ou suco de limão

Retire as folhas externas do coração de banana, usando apenas a parte interna branca e as folhas roxas mais próximas a esta. Corte-o em rodelas finas e leve-as ao fogo em uma panela com água e vinagre ou suco de
limão. Afervente-o bem e repita a operação mais duas vezes, trocando a água a cada vez. Refogue a cebola no azeite, junte o coração de banana picado, sal e pimenta e refogue mais um pouco. Retire do fogo e misture a salsa. Ponha em uma travessa, regue com azeite e leve à geladeira por três horas, ou até o dia seguinte, quando fica ainda melhor.
     
      Creio que, com criatividade, cada um pode misturar esse preparado a folhas e legumes variados à vontade, inventando saladas diferentes. Bom apetite!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário