Tradução

"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação" (Isabel Allende, em Paula)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Marimbondos, a volta

      Não demorou um mês, descobri na área de serviço, contígua à cozinha, uma estrutura semelhante à que os bombeiros haviam removido da varanda, só que bem maior. Para piorar a situação, estava a uma altura de uns seis a oito metros, junto ao telhado, no andar superior. Dezenas, se não centenas, de insetos revoluteavam em torno do ninho, numa azáfama desenfreada, entravam cozinha a dentro, uma festa. A área de serviço é semi-aberta e fica sob uma extensão do telhado, tendo, portanto, pé-direito duplo, já que o espaço até o telhado abrange os dois andares, em toda a sua extensão. Lá no alto, em uma das traves de madeira, suspendia-se aquela bola cor de terra. Eu devia saber: há tempos notava alguns insetos rodando isoladamente pela cozinha. Ao acompanhar um deles com o olhar, foi que descobri o ninho.
      A situação era mais complicada, devido à altura em que se encontrava. Como subir até lá? O que sei é que os bombeiros voltaram, no mesmo horário noturno, fechando com sua conspícua presença a frente de nossa casinha. Desta vez, traziam uma enorme escada, igualzinha àquelas que vemos na TV, salvando vidas em incêndios. Como levar aquela enorme escada pelo espaço da pequena sala-e-cozinha americana? Era o único caminho possível para chegar à área. E depois, como introduzi-la à direita, saindo da cozinha? Os profissionais não titubearam: introduziram-na pela janela da sala, sem nem mesmo encostar nos móveis (era tão grande que sua base se apoiava na janela da sala e a ponta já saía pela janela do quintal, uma verdadeira trave atravessando os dois cômodos), a fim de chegar ao quintal.
      O que se seguiu depois foi bem mais fácil. Tiraram-na pela janela da cozinha, botaram-na de pé sob o teto da área, o bombeiro camuflado de apicultor subiu, envolveu o ninho (em torno do qual, àquela hora da noite, só voavam alguns poucos insetos) com um saco plástico e desceu triunfante, com ele bem fechado nas mãos. Nenhum vizinho saiu para ver a confusão, nem mesmo durante a retirada daquele trambolho gigante que atravessava nossa residência. Rezei para que aquilo não se repetisse, mas os marimbondos voltaram, sim, mais uma vez.
      
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário