Tradução

"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação" (Isabel Allende, em Paula)

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Embalagens

      Hesitei ao nomear este blog. Chamar-se-ia Diário de uma mudança, Caderno de Mudança...? Gosto da palavra mudança. Será, nada mais, nada menos, do que a descrição, em seus mínimos pormenores, de minha mudança de casa, do condomínio...... para o condomínio......, tão distante quanto o lado oposto da rua. Já falei deles, aliás, em meu outro blog, Anel de pedra verde. Tudo isto é uma grande bobagem? Não sei. Só sei que o único lugar em que me sinto bem de verdade é aqui, diante do computador, limpando as paredes e esfregando o chão. Coisas que já começam a acontecer na casa nova. Depois da instalação da bomba de água, faltam a marcenaria para os armários de quarto, cozinha nova, corrimão da escada! Agora parto para a limpeza da parte interna. Liguei para M., a jovem que costuma fazer isso para mim - não digo faxineira porque considero isso algo muito redutor e esnobe.Ela prometeu vir na próxima quinta-feira.
      Enquanto isso, esfrego o chão da sala, onde alguma coisa pesada, arrastada de qualquer jeito, deixou um rastro de verniz avermelhado. Decidi tentar aguarrás na eliminação da mancha. Na loja de tintas, ao saber que eu  precisava de pouca coisa - eles só vendem aguarrás em litro - o balconista sugeriu o uso de tíner, mais eficiente, e encheu um vidrinho do produto para mim, de graça. Paraty tem dessas coisas. Agora, após tirar a mancha e antes de M. chegar com seus esfregões, obsessivamente vou jogar uma água nas paredes, coisa que sei que não faz parte de seu ritual de limpeza. A. gosta de contar que sua ex-mulher, antes da chegada da faxineira, costumava fazer ela mesma uma limpeza geral na casa, "para não pensarem que eu sou uma desmazelada". Não chego a tanto.
      Por enquanto, o chão da sala está coberto de embalagens de papelão e plástico, descascadas dos armários de cozinha, que chegaram há poucos dias. J., zelador do condomínio, prometeu retirar tudo assim que eu pedir. Sou meio relapsa em relação a arrumação de casa, confesso, o que não impede que colecione uma montanha de recortes de revistas de decoração, inspiração para uma futura casa. De casas de campo a coberturas, de jardins de sonho com extensos gramados, caminhos em meio a recantos para descanso e leitura e comedores para atrair pássaros, até mesas de almoço e jantar decoradas, quartos com cortinas de voal, camas com dosséis e coisas ainda mais impraticáveis, principalmente para quem, como eu, só comprou sua primeira casa em plena terceira idade e não planeja comprar uma segunda. Devo me limitar aos cômodos que tenho.
      Voltando ao título do blog, descobri na internet já existir um chamado Caderno de Mudanças, com s. As mudanças às quais a autora se refere passam-se na esfera do emocional, não a mudança física, de casa para casa, como a minha - embora o emocional também faça parte de ambas. Fiquei, então, com o Dia de mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário