Tradução

"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação" (Isabel Allende, em Paula)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Na padaria

      Passamos a frequentar a padaria do bairro. É simples, com aquela delicadeza das construções de Paraty, com muita madeira e um ar rústico muito charmoso. O bairro está crescendo como um bolo no forno, inflando de pousadas e dos assim chamados condomínios, na verdade casas justapostas para aproveitamento máximo do espaço, com estrutura de madeira da mata, troncos grossos  que fazem a ligadura entre as paredes e juncam o teto com vigas aparentes, sem falar nas telhas que me lembram as casas de minha infância. Percebo que busquei, em Paraty, alguma semelhança com esse passado, em Santo Antonio de Pádua, São Fidélis, Itaperuna e talvez outras ainda mais remotas, Colatina, Juiz de Fora ou Cachoeiro do Itapemirim. Todos dizem que é o melhor bairro de Paraty. Que a sorte que nos trouxe aqui nos acompanhe! Importante, para mim, é que está livre de enchentes e alagamentos, justamente por se situar junto à Bocaina, o terreno se elevando naturalmente até chegar ao pé da serra.
      Quem frequenta a padaria: moradores do bairro para o café da manhã, gente de fora (hóspedes das pousadas vizinhas), um ou outro estrangeiro (raros). Já conhecemos a maioria das pessoas, cumprimentamo-nos, mas não posso, e não devo, identificar ninguém. Aqui, um parêntese: talvez devido à gripe que me assola, pergunto-me que diabo de blog é este (apropriadamente, chamo-me Fra Diavolo, um espelho de minha próprias contradições). Alguém se interessa por essas descrições? pergunto. Ao mesmo tempo, acredito que devo deixar as descrições e as lembranças do passado de lado e falar sobre o dia-a-dia, hora a hora, semana a semana. Este blog, na verdade, deveria ter sido criado um ano e quatro meses atrás, quando aqui chegamos, mas o adiamento faz parte de mim. No próximo post, falarei sobre as características dos paratienses que mais me encantaram e de como o choque cultural pode resultar em um tremendo mal-entendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário