Tradução

"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação" (Isabel Allende, em Paula)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Allende

      Botar minha pequenez diante de Isabel Allende! Que pretensão! Mas é verdade que, como ela diz, a escrita nos salva. Ao escolher essa frase (de seu livro Paula), pensei no significado da literatura para essa mulher. Allende teve a coragem de trazer à superfície sua dor e expô-la ao mundo, quando sua filha entrou em coma devido a uma doença rara (da qual não conseguiu se recuperar). Todos temos uma história, mas poucos de nós conseguem transformá-la na palavra escrita que ganha o mundo. Minha história me carrega nas costas como a um fardo, cujas arestas tentam alcançar a superfície destes escritos. Sei que ninguém (ou quase ninguém) os lê. Escrevo como uma necessidade de salvação, voltando mais uma vez a Isabel Allende. É como se estivesse sozinha dentro de um quarto, lançando gavinhas de uma planta cujos suportes fogem, tentativas de encontrar um sentido através das frestas. Talvez eu precise contar essa história que me percorre continuamente as veias, que salta desta tela virtual, tentando alcançar o mundo real e, como um afogado, respirar. Cercada virtualmente por milhões de pessoas, estou tão solitária como dentro de um quarto escuro, lançando pelas frestas minhas gavinhas ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário