Tradução

"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação" (Isabel Allende, em Paula)

sábado, 18 de janeiro de 2014

Intrusos na cozinha

      Os dias têm sido de um calor de derreter metais. De repente, à tarde, uma chuvarada. Houve um fato estranho na nossa casa, na terça-feira passada. armário branco de aço que cobre metade da parede da cozinha, à esquerda. À noite, de volta do Rio (saímos de manhã e chegamos a Paraty pouco depois de meia-noite), fui fechar as portas do armário branco de aço da cozinha (que às vezes deixo abertas  para arejar, quando viajo) e qual não foi minha surpresa ao verificar que o puxador de uma delas estava solto, quase caindo. Haviam sido arrancados os dois parafusos de sustentação do puxador, inclusive a rodelinha de plástico que cobre a base do parafuso, na parte de dentro da porta. Aliás, uma dessas rodelinhas, quebrada, estava sobre a prateleira, como se a tivessem esquecido ali. A outra havia sumido. Dos parafusos, nem sinal.
     Tentaram, também, extrair o parafuso esquerdo de uma outra porta (a rodelinha de plástico estava presa, mas quebrada e o parafuso não chegou a ser arrancado), como se a pessoa tivesse deixado o local às pressas (porque só pode ter sido uma pessoa, parafusos não se arrancam a si próprios). Talvez por ter visto algum morador do condomínio passar pela janela da sala. Estamos atônitos, porque não havia sinais de arrombamento na porta nem na janela da sala (único lugar por onde alguém poderia ter entrado, pois os fundos são protegidos por um muro altíssimo que divide o terreno com a Defesa Civil). Pela pequenez do roubo, ficamos ainda mais atordoados. Nada havia sumido dentro de casa, a não ser os dois parafusos. Nada estava fora do lugar. 
      Claro que tememos a volta desse intruso. O portão de entrada dos carros dá facílimo acesso ao pátio frontal, que serve de estacionamento aos carros dos moradores. Muitas vezes, fica aberto, ou por esquecimento ou preguiça dos moradores, ou por estar enguiçado. Decidimos instalar trancas na porta e na janela que dão para o pátio e, talvez, na porta dos fundos também. Não fizemos nenhum comunicado ao condomínio, para não causar estardalhaço. Ademais, quem iria acreditar em nós? Se tivessem roubado algo de valor, teríamos feito o comunicado. Dois parafusos, não dá para acreditar. Estranho, muito estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário